quinta-feira, 28 de julho de 2011

Sobrepeso e sexualização de crianças preocupam especialistas

Sobrepeso e sexualização de crianças preocupam especialistas
27/07/2011 |
Seja o tigre do cereal ou o grupo pop formado só por garotas lindas, magras e sexy, hoje as crianças são bombardeadas com toda a sorte de propagandas e imagens que negativamente afetam seu desenvolvimento. Foi o que apontaram psicólogos durante uma convenção anual da American Pscychological Association, nos EUA.

“Entre as tendências culturais mais preocupantes está a objetificação de pré-adolescentes”, diz Tomi-Ann Roberts, membro de um grupo de trabalho da entidade contra a sexualização de jovens meninas. O grupo define sexualização como um processo que encoraja jovens meninas a se impor e valorizar a si e aos outros por seu apelo sexual, em detrimento a outras características. “A ênfase em uma imagem corporal inatingível prejudica a saúde e a autoimagem das meninas e jovens, e pode levar a distúrbios alimentares, ansiedade e depressão”.

De acordo com Tomi-Ann, a recomendação seria a educação sobre o que é sexualização para estas meninas. “Se envolver em atividades esportivas, artísticas e reflexivas pode ajudá-las a se conectarem com uma imagem mais saudável de si”, aponta. Ela também acredita em ações mais diretas, como o enfrentamento direto a propagandas consideradas ofensivas.

Criando estereótipos femininos

“Desde o início de suas vidas, as meninas são cercadas por imagens, tanto em propagandas como na grande mídia, de que devem ser doces, femininas, carinhosas e, conforme se tornam mais velhas, sexy”, diz Sharon Lamb, coautora do livro Packaging Girlhood: Rescuing Our Daughters from Marketers’ Schemes, (“Embalando adolescentes: resgatando nossas filhas do marketing”, em tradução livre do título que ainda não foi publicado no Brasil), sobre o efeito da publicidade sobre as crianças. “Raramente as propagandas retratam os interesses contraditórios e complexos de meninas reais”, diz.

Em alguns casos, simplesmente não há garotas: um estudo que envolveu 101 filmes de censura livre – indicados para toda a família – aponta que de cada quatro personagens, três são do sexo masculino. Quando as garotas aparecem, geralmente é para auxiliar o personagem principal – um homem – e elas não fazem nada sozinhas. Mesmo uma personagem de característica forte, como “Dora, a Aventureira”, foi remodelada para fins de marketing. Em vez dos seus amigos mapa, bússola e mochila, a nova versão da boneca carrega uma bolsa e ganhou uma edição “princesa”.

“Após o estágio pretty-in-pink [cor-de-rosa como sinônimo de feminilidade], as garotas são treinadas para serem sexy e atraírem meninos, como uma forma de poder. Produtos como calcinhas e sutiãs com bojo já são feitos para meninas de 6 anos”, diz.

Segundo Lamb, as imagens sexualizadas estão relacionadas com depressão, baixa autoestima e distúrbios alimentares. Ela enfatiza que os psicólogos podem ajudar a combater estas imagens ensinando pais e professores a entender a manipulação da mídia. “Os pais têm o poder de ensinar valores a seus filhos, valores não definidos pela mídia. Também podem ensinar seus filhos a perceberem seus gostos e a identificarem quando estão sendo enganados. Afinal, por que as jogadoras de vôlei precisam usar biquínis e o que as meninas de 6 anos de idade farão com sutiãs com bojo?”.

Juventude obesa

“Nossa sociedade não está apenas vendendo sexo para idades inapropriadas, mas também está promovendo o comportamento alimentar não saudável entre as crianças”, diz Brian Wilcox, da Universidade de Nebraska-Lincoln.

Segundo Brian, nas últimas décadas, o marketing identificou nas crianças um mercado promissor, tanto que se estima que diversas empresas de fast-food, cereais e junk-food tenham gastado US$ 15 bilhões (mais de R$ 20 bilhões) em propaganda, a maioria em canais infantis da TV a cabo. “Enquanto isso, 16% das crianças nos EUA são obesas, e pesquisas do governo mostram que a porcentagem de crianças classificadas como sobrepeso aumentou de 5% para quase 14% de 1976 a 2000”, diz Wilcox. “Esta blitz implacável contra a propaganda é uma questão de justiça social, uma vez que as crianças não têm capacidade cognitiva para avaliar a publicidade e compreender os motivos comerciais. Deveria ser proibida”.

Barbara Fiese, da Universidade de Syracuse, diz que a alta taxa de obesidade em comunidade de baixa renda é causada pelo grande número de fast-foods, a falta de parques infantis e a violência, que faz que as crianças fiquem dentro de casa. Outro fator seria a dificuldade em organizar horários para alimentação em família. Recentemente, Fiese estudou o comportamento de famílias de baixa renda durante as refeições e aponta que não há conversa casual e a televisão está geralmente ligada.

Como resultado, Fiese e seus colegas criaram um “guia de comportamento familiar durante as refeições”, com três passos para tornar a hora das refeições um momento mais agradável para a família, com dicas como: desligar os televisores, celulares e dispositivos eletrônicos; dizer “por favor” e “obrigado” aos que servirem os alimentos; e manter a conversa em dia entre os membros da família.

Estudos anteriores apontam que famílias que se reúnem durante as refeições de forma descontraída, com tempo para preparação de planejamento da alimentação, têm menos casos de obesidade. “São apenas 18 minutos, dura menos do que um programa de TV”, finaliza.

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Créditos: este material aparece originalmente em inglês como U.S. children: overweight and oversexed?. Copyright © 2011 da American Psychological Association (APA). Traduzido e reproduzido com permissão. A APA não é responsável pela exatidão desta tradução. Esta tradução não pode ser reproduzida ou, ainda, distribuída sem permissão prévia por escrito da APA.

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