Para 77% das moradoras da capital mineira, a pílula ideal é aquela que não afeta a libido e não engorda
Pesquisa Febrasgo, patrocinada pela Janssen-Cilag Farmacêutica, com 100 mulheres em Belo Horizonte, entre 15 e 45 anos, mostra que uma em cada três considera que o uso do contraceptivo também poderia aumentar a auto-estima
Uma pesquisa realizada pela Febrasgo (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia) em parceria com a Janssen-Cilag Farmacêutica com 100 mulheres de Belo Horizonte (MG), entre 15 e 45 anos, revela que para 43% das entrevistadas, a pílula anticoncepcional melhora a vida sexual como um todo. O resultado faz parte da segunda fase do projeto R.O.S.A (Resultados e Opiniões sobre Saúde e Anticoncepcional) divulgado hoje em Belo Horizonte. No total, a pesquisa ouviu 500 pessoas em todo o Brasil.
De acordo com a pesquisa Febrasgo/Janssen-Cilag, para 77% das entrevistadas, a pílula ideal é aquela que não interfere de forma negativa na aparência (ou seja, não engorda), traz benefícios adicionais (como melhora da aparência do cabelo e da pele) e ainda tem o potencial de manter a libido. “As pílulas anticoncepcionais com ação anti-androgênica moderada alcançam este resultado, sem comprometer a sexualidade”, explica o ginecologista Gerson Lopes, presidente da Comissão Nacional de Sexologia da Febrasgo.
Nas pílulas combinadas, o progestagênio (tipo de progesterona) é o componente que dá eficácia contraceptiva e os benefícios extra-contraceptivos. A escolha adequada do progestagênio na composição da pílula poderá agir contra ou a favor da sexualidade. Segundo o especialista, o progestagênio clormadinona dá à pílula a propriedade de ação anti-androgênica moderada que age de duas formas. Primeiro impedindo que o hormônio masculino – testosterona – aumente a produção de oleosidade, deixando pele e cabelos mais bonitos. Por outro lado, a ação moderada vai garantir a atuação desse hormônio no organismo, favorecendo a manutenção da libido.
Prevenção e sexo
Para Lopes, a preocupação das mulheres com a vida sexual, já pede um contraceptivo que garanta prevenção da gravidez e, ao mesmo tempo, uma vida sexual prazerosa para a mulher. “Até pouco tempo, não existia por parte dos médicos uma preocupação com a relação pílula e libido”, afirma. “Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a sexualidade é um aspecto que interfere diretamente em sua qualidade de vida”, completa Lopes.
Auto-estima
A pesquisa mostrou também que 41% das mulheres entrevistadas acham que o uso da pílula aumenta a auto-estima e 42% acreditam que melhora o humor. “A melhora no aspecto visual contribui para a construção de uma auto-imagem positiva, o que, consequentemente, poderá influenciar ainda mais na auto-estima da mulher”, lembra o especialista. Ainda de acordo com Lopes, “o uso da pílula não deve interferir no humor da mulher, porque isso pode, dentre outros aspectos, comprometer a sua auto-estima”.
Alguns resultados da Pesquisa Febrasgo/Janssen-Cilag – entrevista com 100 usuárias de pílula anticoncepcional em Belo Horizonte (MG)
O que pensam as mulheres entrevistadas na capital mineira?
•83% não pretendem parar de usar anticoncepcional;
•68% afirmaram não ter intenção de mudar de método contraceptivo;
•69% delas afirmaram ouvir mais comentários positivos do que negativos sobre o anticoncepcional.
Onde elas buscam informação?
•61% das entrevistadas se informam sobre o método com o médico
•31% pela internet
•15% com amigas
Falando em pílula…
•43% delas dizem que a vida sexual como um todo fica melhor com o uso da pílula.
•33% afirmam que melhora a frequência das relações sexuais.
Quando o assunto é libido, as mineiras entrevistadas…
•27% acham que a pílula aumenta a vontade de ter relação sexual
•61% acham que a pílula não interfere na libido
Sobre Belara, pílula de ação anti-androgênica moderada
Belara® é uma pílula anticoncepcional comercializada no Brasil pela Janssen-Cilag desde 2005. Ela tem como princípios ativos o etinilestradiol, um estrogênio, e a clormadinona, um progestogênio.
Graças à ação anti-androgênica moderada da clormadinona, os estudos clínicos mostraram que Belara® não interfere na libido nem no peso e apresenta efeitos positivos na melhora da acne e oleosidade do cabelo.
Belara® é comercializado em comprimidos revestidos em embalagens com 1 cartela com 21 comprimidos.
Sobre a Janssen-Cilag
A Janssen-Cilag é uma indústria farmacêutica reconhecida pela inovação em pesquisa e desenvolvimento de medicamentos e serviços de alta qualidade. Opera mundialmente, atendendo as diversas necessidades médicas e farmacológicas.
A empresa está no Brasil há 75 anos e comercializa 60 medicamentos. É pioneira em biomedicina e na produção de imunológicos, além de ser referência no tratamento da dor, oncologia, transplantes, infectologia, cardiologia, sistema nervoso central, saúde da mulher, nefrologia e doenças gastrintestinais.
http://bagarai.com.br/para-77-das-moradoras-da-capital-mineira-a-pilula-ideal-e-aquela-que-nao-afeta-a-libido-e-nao-engorda.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário